SEO para e-commerce: guia completo para otimizar sua loja virtual

Se você tem uma loja virtual, é indispensável aplicar práticas de SEO (Search Engine Optimization, do inglês) nela. Com uma boa estratégia de SEO para e-commerce, você conseguirá dar mais destaque ao seu site nos mecanismos de busca, como o Google e o Bing, por exemplo.

O universo do SEO é bastante amplo e suas boas práticas vão desde os termos que você usa ao construir as páginas do seu site até ações técnicas em sua arquitetura. Por esse motivo, ao longo deste guia, vamos nos aprofundar em tudo o que você precisa saber sobre SEO para lojas online.

Quer saber mais? Siga a leitura! E, caso esteja sem tempo para ler agora, baixe o material para consultar quando e onde quiser:

O que é SEO para e-commerce?

SEO é a sigla para Search Engine Optimization — ou otimização para mecanismos de busca, em tradução livre. Essa, portanto, é uma estratégia para facilitar a identificação de um site pelos buscadores, como Google, Yahoo e Bing.

Em uma loja virtual, esse é o processo que permite que os mecanismos de busca apresentem o seu e-commerce nos resultados quando um usuário fizer uma pesquisa por algo que você oferece ou pelo nome da sua loja.

Esse tipo de trabalho é importante para garantir que mais pessoas acessem seu site sem que os anúncios do Google sejam sua única fonte de tráfego. Se, por exemplo, alguém busca “meia esportiva Nike”, você oferece esse produto e tem seu site otimizado, idealmente sua página aparecerá como um dos principais resultados.

Qual a importância do SEO para loja virtual?

Agora que você já entendeu o que é SEO para e-commerce, talvez se pergunte por que seu site deve estar otimizado para aparecer nas primeiras posições do Google.

Em primeiro lugar, vamos aos fatos. De acordo com a pesquisa SEO Trends, lojas virtuais brasileiras que investem nesse tipo de estratégia atraem 13,2 vezes mais visitantes e conquistam 5,7 vezes mais clientes.

Trabalhar o SEO para e-commerce, portanto, pode baratear o seu custo de aquisição de clientes (CAC) e, ainda assim, garantir visitas à sua loja virtual — que terão potencial para conversão em vendas.

Além disso, a estratégia também permite que você:

  • Atraia tráfego orgânico, sem investimento em anúncios;
  • Ganhe autoridade no mercado, por estar à frente da concorrência nos mecanismos de busca;
  • Gere tráfego qualificado de clientes interessados em seu conteúdo, já que os mesmos estarão buscando ativamente pelos assuntos e produtos oferecidos em suas páginas.

Veja, a seguir, as principais dicas para usar SEO no seu e-commerce.

Dicas básicas de SEO para e-commerce

Chegou a hora de conferir as dicas básicas para que seu site possa melhorar o posicionamento no Google. Lápis e papel na mão, porque vamos começar! 📑

💡 Saiba mais: O que são técnicas de SEO e como utilizá-las em seu site?

Faça um planejamento de palavras-chave

O SEO e as palavras-chave têm tudo a ver. Afinal, usando os termos corretos em suas páginas, você poderá indicar para o Google sobre o que elas tratam e, consequentemente, elas podem ser exibidas nos resultados de busca dos usuários.

laro que essas keywords estarão relacionadas ao seu nicho de mercado, mas como saber exatamente o que os usuários estão buscando quando querem uma solução similar à que você oferece? É aí que entra o planejamento de palavras-chave.

Existem ferramentas que mostram o volume de buscas por cada termo, além da concorrência existente por cada um deles e de sugestões de outras keywords dentro do mesmo universo. A partir de então, você poderá analisar quais são as melhores palavras para utilizar em seu site (veremos como e onde usá-las nas próximas dicas).

O próprio Google oferece uma ferramenta para que esse estudo seja feito: seu Planejador de palavras-chave. Você pode conhecer mais sobre seu funcionamento no artigo abaixo:

💡 Saiba mais: O que é Planejador de palavra-chave do Google e como utilizá-lo?

Além do Planejador de palavras-chave do Google, existem outras opções. Uma delas é o Ubersuggest, que é gratuito. Além disso, há opções pagas, mas com períodos gratuitos de teste: a WebPeak, o SEMrush e o Ahrefs.

Pense nas palavras-chave para nomear produtos e categorias

Esse ponto é de extrema importância. De nada adianta você ter produtos incríveis e ignorar todo o potencial de SEO deles. Como assim? Sabe o planejamento de palavras-chave que acabamos de ver? É aqui que você vai começar a utilizá-lo.

Vamos ver um exemplo da Adidas, que tem uma linha de tênis chamada Superstar. Por mais que Superstar seja um nome bacana, será que “tênis Adidas Superstar” é um termo relevante para os buscadores?

Uma rápida olhada no Planejador de palavras-chave do Google revela que sim, mas também que o termo “Tênis Adidas” ou “Adidas Superstar” tem um volume de buscas bem superior:

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